Como lidar com HATERS nas redes sociais da minha banda?
07/12/2017

Como escolher um bom nome artístico?

RED HOT CHILLI PEPPERS, METALLICA, O RAPPA, DREAM THEATER, CHARLIE BROWN JR, LINKIN PARK, PARALAMAS DO SUCESSO… Existe uma fórmula para se criar um bom nome artístico? O que esses nomes tem em comum? Fica comigo até o final desse artigo que você vai entender.

UM TIRO NO ESCURO?

O processo de dar nome artístico em marketing é uma das tarefas mais árduas e demoradas no processo de gestão de marca, existem várias etapas que são importantes e negligenciadas por muita gente, É claro que nem todo mundo conhece esses processos e é por isso que você está lendo esse artigo 🙂 (Assim eu espero).

É extremamente errado afirmar que todos esses nomes citados acima se utilizaram desse processo chamado de “Naming” que faz parte do processo de gestão de marca. Sim, eu sei, e por isso que talvez esses nomes podem ter nascido de qualquer outra forma, ex:

1 – Uma aposta;

2 – Em uma roda de amigos bêbados;

3 – Junção de suas iniciais (Sim isso era muito comum antigamente);

4 – Uma mistura de nomes de Filmes com a realidade, etc…

Esse processo de naming, é o mesmo que geraram nomes tão estratégicos e marcas fortes como: NIKE, COCA-COLA, FACEBOOK, UBER… Perceba que eu não estou falando apenas do mercado da música, porque este processo pode ser aplicado a produtos, marca pessoal, serviços e até na escolha do nome do seu filho! (Se você for um nerd como eu 😉 ).

É Claro que, se você não quiser aplicar esse processo na criação de um nome, você é totalmente livre e isso não signifique que você não terá sucesso, porém as chances de consegui-lo serão menores.

 

ENTENDENDO O PROCESSO

Esse processo é usado pela maioria das agências de marketing e consultores de marca do país, e também não quer dizer que ao completá-lo você vai encontrar um nome que de cara irá te agradar porém será funcional e tenho certeza que irá atingir o seu objetivo, e é por aqui que começamos.

  • QUAL O PROPÓSITO DA MARCA?

Você precisa ter isso bem claro na sua cabeça, se você não sabe para onde está indo qualquer lugar vai servir.

O que você quer alcançar com essa marca? Tem ambições internacionais? Porque que a sua marca existe?

  • DESLIGUE O BOTÃO DE CRÍTICAS

Faça uma lista com no mínimo 30 nomes, e desligue o botão de críticas e apenas coloque suas ideias no papel.

Leve em consideração algumas coisas:

  • Esse nome é fácil de ser lembrado?
  • A pronúncia soa bem aos ouvidos?
  • É fácil de ser encontrado nas plataformas digitais?
  • É um nome que faz parte do dia a dia das pessoas?
  • Será criado um nome já pensando em escala global, como a NIKE, UBER, etc… ?
  • Qual causa que você defende?
  • Qual o seu posicionamento e para quem você cria suas canções?
  • Faça uma análise de desempenho de nomes (analise em sua região se existem nomes similares ou até o mesmo nome).

Precisa de ajuda? Dá uma olhada nessa ferramenta: dicionariocriativo

 

Processo de criação de nome artístico

CHEGOU EM UM NOME INTERESSANTE?

 

Você deve estar aliviado por ter chegado em um resultado satisfatório, não? É claro que sim! É um processo demorado e que exige muita pesquisa e isso dá muito trabalho, mas afinal é só isso? hahahaha NÃO!

Analise este nome inclusive Visualmente, esteticamente ele é sexy? Existem letras repetidas como na palavra “AmAr”? É hora de procurar pelo significado desta palavra e quais seus sinônimos.

Depois de ter escolhido o nome é preciso verificar junto ao INPI se é possível registrar este nome, afinal nosso campo de visão é limitado e não sabemos se no estado vizinho alguém acabou de fazer  o registro do mesmo nome.

MAIS IMPORTANTE que todo esse processo, é o nome fazer SENTIDO para você, é você se SENTIR BEM com este nome, é você se SENTIR REPRESENTADO por ele, porque isso com certeza irá afetar toda a sua carreira.

Existem alguns processos mais longos para se criar um nome, alguns poderiam levar meses porém com esse passo-a-passo você sem dúvidas irá chegar em um resultado satisfatório. Caso contrário entre em contato conosco através do nosso e-mail: cga@cgapublicidade.com ou nos envie uma mensagem aqui pelo site que iremos ter o maior prazer em poder ajudar!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com mais pessoas!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: