Como escolher um bom nome artístico?
25/11/2017
Teaser da banda NewId
NEW ID anuncia novo projeto para 2018 com cartaz misterioso!
09/12/2017

Como lidar com HATERS nas redes sociais da minha banda?

Tem algum Hater ou Troll fazendo você perder noites de sono? Eles comentam tudo o que você posta sempre com palavrões, ofensas e provocações? Entenda como lidar com esse tipo de cidadão virtual.

Hater, Troll, Mochila de criança, sete peles, seja qual for o nome que você dá pra esse tipo de pessoa, eles podem se tornar um verdadeiro pé no saco e se você não tomar cuidado eles podem acabar conseguindo realizar os objetivos deles, que geralmente resume-se em: Denigrir a sua imagem, Te humilhar, Intimidar, Por Medo, Te Paralisar. Enfim, nada que é construtivo, amigável ou respeitoso. Já viu o tipo de pessoa que estamos lidando certo? E é sobre isso que vamos falar agora, PESSOAS.

POR TRÁS DE TODO HATER TEM UM FÃ APAIXONADO

Isso acontece devido ao seu POSICIONAMENTO e é óbvio que por causa disso você vai agradar algumas pessoas e impreterivelmente desagradar outras pessoas. Mas é importante que você tenha bem claro na sua cabeça o que muita gente hoje já se esqueceu por pura vaidade. Não tem NADA a ver com NÚMEROS, tudo se trata de PESSOAS!

Cada like, cada comentário, cada compartilhamento nada disso acontece sozinho, existe uma PESSOA por trás dessas interações com a sua marca. E por isso, mesmo sendo um HATER, você precisa saber como lidar, porque afinal de contas quem é um HATER hoje, amanhã pode ser um LOVER brand! Quantas vezes você já mudou de opinião sobre alguma coisa ou alguma empresa ou algum serviço ou até mesmo com alguma pessoa? Eu já mudei MUITAS e tenho certeza absoluta que isso continuará acontecendo porque as pessoas simplesmente mudam.

Se você conhece o inimigo e conhece a sí mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.

Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota.

Se você não conhece nem a sí mesmo e nem ao inimigo, perderá TODAS as batalhas.

Sun Tzu – A arte da guerra

Com base nesse pensamento de Sun Tzu vamos conhecer um pouco mais sobre COMPORTAMENTO HUMANO? “Vamo”! 

Conhecendo o inimigo

Quem é o hater? Conhecendo o inimigo 

Eles são confundidos com um outro perfil muito “agradável” na internet que são os “TROLLs” (que ainda não vamos falar deles), Hater ou “Aquele que odeia” é alguém que merece uma compreensão maior, porque o número deste tipo de pessoa tem aumentado absurdamente devido ao número de PESSOAS que tem entrado em depressão, estão Frustradas com a vida, Desgostosas, Entediadas, Baixa auto-estima, Inseguras.

São Pessoas com ideologias fortes e que não aceitam opiniões divergentes. E para fazer um ataque aos internautas (nossa que velho isso) com ideias diferentes, eles são capazes de se unirem e enviam mensagens de ódio totalmente orquestradas e planejadas. Ainda se beneficiam da internet para se camuflar e quase sempre usam perfis “Fakes” para se manterem seguros.

COMO LIDAR COM OS HATERS?

Existem algumas “regrinhas” de boas maneiras para lidar com este perfil, e aqui vão algumas que quero ressaltar, não são verdades absolutas, funcionam para o meu negócio e que aplico em meus clientes.

1 – Não entre no jogo dos Haters

Tudo o que um hater quer é chamar a sua atenção, e quando você responde um hater é preciso ter muuuuuito cuidado com as palavras. Ele vai procurar qualquer motivo para te fazer um novo ataque e isso nunca terá fim.

Você precisa analisar se vale a pena ou não responder um hater, nem todo comentário seja de hater ou não vale a pena responder. Você pode simplesmente dar um like ou usar alguma das outras expressões emocionais do facebook por exemplo.

Vale aqui lembrar que uma resposta a um hater precisa antes de mais nada ser blindada das suas emoções, se for você o artista que faz a gestão de suas redes sociais, provavelmente irá receber os ataques na linha de frente e isso pode se não tiver experiência, te afetar. Se você ainda for uma pessoa com perfil sanguíneo aí que é um prato cheio para o hater! Porque você será uma pessoa fácil de se desestabilizar emocionalmente e com certeza será presa fácil.

Dica: Entre no perfil desse hater em busca de alguma informação valiosa, busque confirmar o seu perfil se é fake ou não, vale analisar suas fotos, ultimas publicações, amigos em comum. analise cada informação que te deixe mais seguro sobre com quem você está lidando e caso julgue, que você não deva responder a esta pessoa, simplesmente ignore-a, mas lembre-se o seu objetivo é buscar uma maneira de transformar esse hater em um lover brand. abra uma conversa privada, se identifique caso você seja o responsável pelo grupo e procure identificar o REAL motivo das ofensas e etc.

2 – Entenda e analise os ataques feitos por eles

Sabemos que os haters tem o objetivo primário em te ofender, porém alguns deles acabam te mostrando um outro ponto de vista sobre um determinado serviço ou produto seu que antes você não havia percebido. Ou seja, por trás das críticas e ofensas desse ser desalmado, tente analisar se o que ele está dizendo tem algum fundamento ou se realmente ele tem razão caso ele seja capaz de fazer uma crítica construtiva. Lembra? você precisa desligar as suas emoções, caso contrário você perde o jogo, use isso a seu favor.

Agora é importante prevenir, caso o seu posicionamento gere muitos comentários negativos, se você é muito polêmico fica ligado nessa dica.

Dica: É importante incluir filtros de palavras negativas ou palavrões em sua página do facebook, crie em seu Blog ou canais um manual de comportamento, coisas que não serão toleradas etc…

3 – Sorria Você está sendo Filmado

O hater é antes de mais nada, um Ser humano, é uma Pessoa (triste mas é), e é importante saber lidar com esse tipo de pessoa, procure sempre contornar da melhor maneira possível, existem outras pessoas te observando e vão analisar cada palavra que você disser, mesmo sendo um hater, se você for grosseiro ou rude quem está te observando, espera que você tenha uma atitude diferente afinal você é um artista, você é uma referência então tome muito cuidado e aproveite a situação para mostrar que você entende que ele é uma pessoa e precisa de ajuda. Se você tive um posicionamento de pagar o MAL com BEM, você vai ganhar infinitamente mais. 😉

 

E os Trolls? Já é assunto para um outro artigo! 😉

Curtiu? ficou com dúvidas? Você pode deixar seu comentário aqui que eu vou ter o maior prazer em responder.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: