Lean Canvas – Entenda o que é e como a ferramenta pode ajudar sua Startup
26/12/2017
O que é SWOT?
29/12/2017

O que é Funil de Vendas e Como Passar por Cada Etapa Dele?

Ultimamente tem sido uma das maiores armas das empresas que buscam vender todos os dias. O Funil de vendas tem esse nome porque em cada processo vamos filtrando o público atraído por uma determinada ação, até chegarmos de fato nos possíveis compradores do nosso produto ou serviço.

Basicamente o funil é composto por etapas que nos ajudam a identificar se o nosso prospect está ou não está mais próximo de fechar negócio, é claro que isso não acontece naturalmente ou seja, não basta apenas atrair o público, é preciso nutri-lo e fazer com que ele avance nas etapas do funil.

O Funil de vendas é dividido em 3 etapas:

  • 1 Topo de Funil;
  • 2 Meio de Funil;
  • 3 Fundo de Funil.

Cada etapa dessas tem sub-etapas, é um processo estratégico e que vai exigir muita atenção sua e um certo conhecimento em Marketing de Conteúdo.

1° Etapa – Topo do Funil: Descoberta / Interesse

Nesta etapa acontece o primeiro contato que seu cliente tem com seu produto/serviço/marca. O tipo de conteúdo de topo do funil é aquele em que o público ainda não te conhece e não busca necessariamente pela resolução de um problema específico, Ou seja, não adianta querer vender neste estágio 😉 não rola! É como se você estivesse numa balada e na primeira olhada já quisesse casar com a garota.

Nessa fase, o conteúdo é muito mais informativo, genérico e abrangente. No entanto, é preciso entregar algo de valor para seu público, fugir de ser “mais do mesmo”. Por isso, invista em conteúdo relevante, ser genérico é ser abrangente e não “vomitar” qualquer conteúdo em troca de um e-mail.

Os tipos de conteúdos mais usados nessa primeira etapa são blog posts (como este que está lendo) e newsletters, com conteúdos que tenham o objetivo de atrair um maior número de leitores, Tráfego em outras palavras.

 

Veja esses exemplos de conteúdos para topo do funil:

Observe que a qualidade é uma característica em comum: trabalhar com marketing de conteúdo para aumentar as vendas é muito mais do que atualizar um blog com qualquer conteúdo. Qualidade está acima de quantidade.

2° Etapa – Meio do Funil: consideração / Intenção

Aqui começa a conversão do contato, Neste  momento ele já está levando em consideração o seu produto/serviçoAqui você iniciará os materiais mais restritos, ou seja, que para o leitor acessar é preciso informar alguns dados.

Geralmente nos materiais de meio do funil são pedidas informações simples como nome, e-mail e um número de telefone. É importante que se peça as informações que realmente serão estratégicas para o seu planejamento, porque se o formulário for muito extenso é bastante arriscado perder o visitante.

Para aqueles que tem um conhecimento de inbound marketing, esse momento em que o contato avança e chega nesta etapa da sua jornada pelo funil, passamos a chama-la de LEAD (cliente em potencial).

Agora que o lead já sabe que existe um problema e que precisa de uma solução e já começa a entender que a resposta pode estar na sua marca/produto/serviço. Nesta altura do campeonato já foi feito um filtro de quem realmente está procurando por algo que você pode oferecer ou não (ao menos deveria).

Os materiais mais usados para essa etapa são ainda os blog posts, porém mais extensos (cerca de 1200 palavras – 3000 palavras) e aprofundados em um assunto; newsletters e e-books (são ótimos exemplos aqui nessa fase).

Veja alguns exemplos de materiais para meio do funil:

3° Etapa – Fundo do Funil: Compra / Avaliação

Aqui é hora do seu Show! última etapa do funil de vendas, por isso é chamada da “etapa de decisão” da sua lead… Nela você tem a chance de trazer seu cliente para dentro e por isso é importante saber exatamente como a geração de conteúdo pode te ajudar nesse momento.

Os materiais mais usados nessa etapa são lives, webinars (hangouts fantasma), vídeos, e-books e cases de sucesso.

Para você que não sabe o que é um Webinar, Ele é nada mais nada menos do que uma aula online em formato de transmissão ao vivo ou gravada (hangout fantasma), um dos mais conhecidos é o Google Hangout e Webinarjam.

Aqui também são importantes os conteúdos de Cases de sucesso, o que são as suas provas sociais. Esse tipo de conteúdo traz para o seu Lead, segurança e cria uma expectativa em conhecer mais a sua solução além de fazer com que ele engaje ainda mais com a sua marca.

 

Seu time de vendas precisa estar preparado e muito bem municiado  nesta etapa. Conduza seu Lead para sua página de vendas, videos institucionais e não tenha vergonha ou medo de vender.

E você já usa o Funil de vendas em suas ações? É uma ferramenta indispensável!

Se tiver alguma dúvida basta deixar nos comentários que vou ter o maior prazer em te responder. 😉 #Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

Eu vou ficando por aqui! Vlw e Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: