O que é SWOT?
29/12/2017
banda new id lança concurso
Banda New ID Lança Concurso para Escolher Novo Vocalista
17/01/2018

O QUE É IMPORTANTE MONITORAR EM SOCIAL MEDIA?

Para o artista independente ou até mesmo para grandes canais, uma de suas maiores armas são sem dúvida as redes sociais. São gratuitas, com alto poder de alcance, algumas com BILHÕES de usuários. Mas, e aí, o que é importante você monitorar? Curtidas? Comentários? Compartilhamentos? Fica comigo até o final desse artigo que você já vai entender!

Você não precisa ser um expert em Marketing, ou fazer algum curso, mas se você investir tempo em estudar a sua audiência, com certeza você vai se destacar e colher resultados infinitamente melhores que seus concorrentes.
Esse artigo não será longo, vou ser bem direto ao ponto, afinal de contas nem eu e nem você temos tempo pra perder certo? Bora então cair pra dentro do problema?! BORA!

Uma das maiores perguntas que você se deve fazer é:
Em quais Redes sociais você DEVE estar?
Logo em seguida analise em quais redes sociais você está e que NÃO DEVERIA estar.

E porque isso? Porque precisamos falar com nossa audiência no mesmo CANAL que ela está. Imagine que você e sua audiência tem um Rádio ou Walk tok (Retrô demais rs), O que é preciso fazer para que vocês consigam conversar? Isso aí, ajustar o CANAL. 😉
Ok, já identificamos as redes sociais que nossa marca estará presente e isso é um grande passo.

Agora o que você precisa fazer é:

Defina o OBJETIVO da sua marca.

95% das empresas que estão presentes nas redes sociais sequer pensam ou planejam o seu posicionamento, seu objetivo.
O que você quer, aumentar o reconhecimento da sua marca? Aumentar o engajamento com a sua marca? Aumentar tráfego do seu site ou blog? Aumentar as vendas da sua loja?

Entendeu o porque é tão importante definir um objetivo? Então, bora continuar!
Já entendemos que é importante estar onde nossa audiência está, e que é importante definir um objetivo, agora o que você precisa fazer é:
Definir os seus KPIs (Key Performance Indicator, ou indicadores de performance).

Muita gente tem duvida sobre isso ou desconhecem, mas, KPIs são indicadores chave de Performance (Key Performance Indicator), é mais uma maneira para medir as suas ações.

Já quero adiantar que existem milhares de KPIs, formas que você pode medir, seja em números ou em porcentagens a sua performance.
Porém meu caro, guarde isso na memória: Indicadores de Performance, blz?
E onde está o grande problema dos empreendedores miojo que temos hoje no mercado?
Eles confundem métricas com KPIs! (O tio entende) De verdade eu entendo esse erro e algumas vezes eu mesmo errei muito nisso também. Como algumas métricas podem ser usadas como KPIs é fácil confundir, porém, bezetacil não é água. É importante entender que cada coisa é uma coisa, blz?
Muitas vezes eu usei um KPI por pura vaidade, ok, eu confesso! Fui infectado com o Vírus do Empreendedor Super fodão, que mudaria de uma vez por todas o cenário econômico e social do país. A verdade é que essa métrica só pode se tornar um KPI se realmente ela for RELEVANTE PARA O SEU NEGÓCIO e não RELEVANTE PARA O SEU EGO!

Muita gente mede o sucesso do seu negócio através do número de likes que a sua página no facebook tem, ou pelo número de seguidores que tem no Instagram. Muita gente mede o sucesso do seu negócio através do número de likes que a sua página no facebook tem, ou pelo número de seguidores que tem no Instagram. Eu não quero ser o estraga prazer não, Mas eu preciso fazer o papel do Advogado do diabo, em estudo de comportamento humano esse é o MENOR esforço que a sua audiência precisa fazer caso ela tenha o mínimo de interesse pelo que você tem À ENTREGAR, e tbm é o menor esforço que ela tem a fazer para realizar o contrário, deslikes, unfollows é simples como uma piscada. Então, meu amigo não meça o sucesso da sua empresa em um castelo de areia.

Não monitore likes, seguidores como um de seus KPIs, quando eles vierem serão claro muito bem vindos, ahhh inclusive chamamos de engajamento nível 1, o nível 2 seriam as menções e compartilhamentos. Pessoas, fazendo o boca a boca digital. Esse é um dos níveis de engajamento para uma marca de maior importância, a sua audiência toma propriedade do que a sua marca publicou e pra ela isso foi tão relevante que ela se sentiu representada, era quase que ela falando através do seu post. Agora, é importante monitorar o SENTIMENTO da citação, foi positivo ou negativa essa citação? Foi elogiando ou foi criticando? Tudo isso é IMPORTANTE monitorar. E isso meu amigo, é estratégia! Por isso é importante você ter um profissional que vai te ajudar a entender o comportamento da sua audiência, como criar esse vínculo e como falar a língua da sua audiência. Não é trabalho para um sobrinho.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE KPI E OBJETIVOS?

Lembra que pedi para você guardar na memória: Indicadores de Performance? Então, eles são KPIs que por sua vez são ferramentas que são utilizadas para entender se você está no caminho certo para alcançar seus OBJETIVOS, são como uma bússola. Compreendeu?Continuando…Você pode identificar um bom KPI se ele for:

1 – Um bom dado para ser Mensurado: Ou seja, precisa fazer sentido para o seu negócio e precisa ter um certo volume.

2 – Auxiliar na tomada de decisão: Você precisa estabelecer dados que te mostrem de verdade que a sua proposta tem valor pro seu cliente, que você está resolvendo um problema real.

3 – Precisa indicar PERFORMANCE: Likes, seguidores, comentários não são bons indicadores de performance para o seu negócio. Mas como assim Gabilan?O KPI serve para você medir a performance do seu negócio e como isso vai te fazer ganhar escala, ou seja gerar outros negócios a partir desse. E um like não é uma boa forma de medir isso, serve apenas para inflar o seu ego. E é por isso que tem um monte de empresário falindo e empreendedores depressivos por aí. Por o seu coleguinha tem 5 milhões de curtidas no face e ele SÓ TEM MIL. Hey amigo, não se trata de números, se trata de PESSOAS! Essa guerra de ego tem destruído vidas (vou deixar esse assunto pra outro artigo).

TIPOS MAIS CONHECIDOS DE KPIs

KPI sofre variação de negócio para negócio, de mercado para mercado, porém esses são os tipos mais comuns de KPIs que utilizamos. Não são uma regra, e nem todos irão funcionar para você. Um KPI para quem está posicionando um novo Aplicativo no mercado é diferente de um KPI para quem está lançando um portal ou um E-commerce. Vejam alguns tipos de KPIs:

• – Assinaturas

• – Leads

• – Tráfego

• – Visitas Recorrentes no Blog

• – inscrição em NewsLetter

• – Downloads

• – Page Rank

• – Diminuir Bounce Rate

Como eu disse no início, Existem milhares de KPIs. Essas são as que mais uso e fazem sentido para o meu negócio. Esse é um assunto muito vasto e levaria dias de discussão e estudo! Mas é claro que eu quero saber a sua opinião, E se você gostou desse artigo você já sabe o que fazer

Beijo do Tio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: